Normas/Submissão

NORMAS GERAIS

    • A Secretaria Executiva do V Simpósio de Saúde Pública do Sudoeste receberá inscrições de trabalhos, nas categorias comunicação oral e pôster, no período de 20 de Julho a 08 de Setembro. Esses trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas ou relatos de experiências de estudos realizados por profissionais de diversas áreas de conhecimento, pesquisadores (as) e estudantes.
    • Os trabalhos deverão ser apresentadas sob a forma de Resumo Expandido com temáticas que contemplem os eixos temáticos do evento (Formação e Atuação Profissional em Saúde; Epidemiologia e Saúde Pública; Saúde Pública; Educação e Saúde) e devem obedecer às normas pré-definidas.
    • A Inscrição para participar do V Simpósio de Saúde Pública do Sudoeste é condição para inscrever trabalhos. A inscrição do participante lhe dá o direito a submeter até dois (2) trabalhos como autor (a) principal. 
    • A avaliação dos trabalhos será realizada por especialistas da área, preferencialmente, de instituições de vínculo diferentes do(s) autor (es). 
    • A Comissão Científica encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às normas de formulação e formatação para o Comitê de Avaliação Científica. O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado no e-mail dos (as) autores (as) a partir de 02 de setembro de 2013.
    • Serão aceitos para análise trabalhos originais e de revisão bibliográfica de acordo com o(s) eixo(s) temático(s) do evento, descritos abaixo: 
      • Formação e Atuação Profissional em Saúde.
      • Epidemiologia e Saúde Pública.
      • Saúde Pública.
      • Educação e Saúde.
    • Somente serão publicados os trabalhos que obtiverem parecer favorável emitido por membros da Comissão Científica V Simpósio de Saúde Pública da Região Sudoeste.
    • Os trabalhos aceitos (tanto pôster quanto comunicação oral) serão publicados nos Anais online.
    • O trabalho será publicado na forma em que for submetido. É, portanto, de inteira responsabilidade do(s) autor (es) a forma e o conteúdo do trabalho, incluindo o teor gramatical e científico dos resumos.
    • Todo (a) autor (a) principal deverá estar inscrito (a) no Simpósio. Cada interessado (a) poderá submeter somente 02 (dois) trabalhos como autor principal, podendo, no entanto, participar como co-autor (a) em outros trabalhos.
    • Cada resumo expandido poderá ter no máximo seis (06) autores (as).
    • Para apresentar e ter seu trabalho publicado nos Anais do Simpósio, o (a) autor (a) principal deverá efetuar o pagamento da inscrição e enviar o comprovante até cinco (5) dias após divulgação dos trabalho aprovados. Será emitido um certificado contendo o nome do(s) autor(es) por trabalho apresentado.
    • Para o julgamento, deverão ser enviados RESUMOS DO TIPO EXPANDIDOS, até 08/09/2013, enviados EXCLUSIVAMENTE para o e-mail do evento (simposiosp13@gmail.com). No e-mail, o (a) autor (a) responsável pela submissão deverá indicar o eixo temático escolhido e a modalidade da apresentação (Comunicação Oral ou Pôster).
    • A Comissão Científica do Evento avaliará o atendimento dos Resumos Expandidos às Normas de Submissão dos Trabalhos (vide Normas para Formatação do Resumo Expandido), bem como aos critérios de relevância e originalidade do trabalho, clareza, pertinência e alcance dos objetivos, descrição e qualidade dos métodos aplicados, articulação teórica na discussão dos resultados, coerência, qualidade da redação e organização do texto.
    • A forma de apresentação proposta pelo (a) autor (a) pode ser modificada pela Comissão Científica do Evento.


NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

    • O Resumo deverá ser digitado em editor de texto (Microsoft Word) for windows 6.0 ou superior, no formato doc ou rtf; folha tipo A4; margens de 03 cm, fonte Arial, tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples.
    • TÍTULO DO TRABALHO: em maiúsculas, negrito, centralizado e na 1ª linha;
    • AUTORES: pular uma linha e citar o nome completo do(s) autor(es) e do(s) co-autor(es), sem titulação acadêmica, seguindo a sequência para cada um: Nome completo do autor (sem abreviações), Nome da Instituição vinculada (sem abreviações), cidade e e-mail;
    • TEXTO: Pular duas linhas e iniciar com o nome de cada sessão em caixa alta e negrito; pular duas linhas e iniciar o texto. O resumo deverá possuir as seguintes seções: INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS (Texto justificado);
    • PALAVRAS-CHAVE: virá logo abaixo do texto; mínimo de 3 e máximo de 6 palavras. Todas devem ser consultadas nos Descritores em Ciências da Saúde – DECS (http://decs.bvs.br);
    • Indicar o EIXO TEMÁTICO abaixo das palavras-chave. Exemplo: (EIXO – Epidemiologia e Saúde Pública)
    • O Título do trabalho não deverá ultrapassar duas linhas;
    • Ilustrações (Tabelas, Gráficos, etc...) deverão ser incluídas na seção RESULTADOS E DISCUSSÃO. *Respeitando o número máximo de 4 por resumo.
    • Os trabalhos deverão obedecer as NORMAS DA ABNT para citações (formato AUTOR, DATA) e referências.
    • Outras observações:
(ITEM)
(LIMITE DE CARACTERES)
INTRODUÇÃO
1500 caracteres com espaço
MATERIAL E MÉTODOS
1500 caracteres com espaço
RESULTADOS E DISCUSSÃO
2000 caracteres com espaço
CONCLUSÃO
1000 caracteres com espaço
REFERÊNCIAS
20 referências 


APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES 

    • Tamanho: 1,20m x  0,90 m;
    • Em hipótese alguma a largura pode ultrapassar o especificado embora o comprimento possa ser um pouco maior;
    • Conter e-mail do autor principal;
    • O pôster deverá ser fixado com fita adesiva 30 minutos antes do inicio da seção;
    • O autor deverá ficar no período especificado da apresentação, retirando o pôster após o término.

APRESENTAÇÃO DE TEMA LIVRE (ORAL)

O tempo para apresentação do tema-livre será de 15 minutos, sendo reservados mais cinco minutos para debates. Apenas um dos autores poderá apresentar o trabalho, entretanto, qualquer um dos co-autores (as) poderá participar do debate referente ao seu trabalho. Será disponibilizado, como recurso áudio-visual, notebook e datashow.

OUTRAS OBSERVAÇÕES REFERENTE À SUBMISSÃO DE TRABALHOS 
    • Trabalhos fora do padrão descrito acima, assim como aqueles que forem submetidos fora do prazo de entrega, não serão considerados para avaliação da comissão científica.
    • A relação dos trabalhos aceitos estará disponível no endereço eletrônico do evento a ser criado. 

ENVIO DO RESUMO
    • Data limite para postagem: até 08/09/2013;
    • Forma de envio: exclusivamente por e-mail;
    • E-mail: simposiosp13@gmail.com
    • Quando o Resumo for enviado por e-mail aguardar mensagem de recebimento do material pela secretária do evento no prazo máximo de até 02 dias. Caso não receba a mensagem nessa prazo, enviar o material novamente seguindo as especificações acima. 
    • Prazo para divulgação do resultado: a partir de 02/09/2013